Seguidores

quinta-feira, 20 de março de 2014

Chove forte em cidades da Paraíba no ‘Dia de São José’ e povo sai às ruas para comemorar

De acordo com a tenente-coronel, Jousilene Sales, comandante do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Campina Grande, ainda não há registro de ocorrências emergenciais para a área

Reprodução/Ivaldo Donato
Chuvas em Junco do Seridó
Após um longo período de estiagem, a população de municípios situados na região do Cariri paraibano saiu às ruas para comemorar a chegada das chuvas, na noite desta quarta-feira (19), Dia de São José. De acordo com a tenente-coronel, Jousilene Sales, comandante do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Campina Grande, ainda não há registro de ocorrências emergenciais para a área. Nessa terça-feira (18), também choveu forte no Sertão paraibano.

Na cidade de Junco do Seridó, a 270 km da Capital paraibana, algumas ruas ficaram alagadas e córregos receberam um grande volume de água. Não há registro de inundações. Os moradores se uniram e foram festejar a presença das chuvas. Um grande número de pessoas ficou às margens de uma passagem molhada, posou para fotos e esbanjou felicidade.

“Isso é uma maravilha divina. Temos que festejar mesmo a chegada das chuvas na nossa cidade. Muita água e graças a Deus nenhum prejuízo. O povo está na rua comemorando”, disse o professor Ivaldo Donato.

Na cidade de Assunção, distante a 229 km de João Pessoa, a chuva trouxe alegria, mas também preocupação. Em alguns pontos, ruas ficaram parcialmente submersas e moradores ficaram preocupados. O prefeito Rafael Oliveira, disse ao Portal Correio, que recebeu informes de que barreiros começaram a sangrar e às águas invadiram casas.

“Estamos recebemos informes de que a água invadiu casas e os barreiros começaram a sangrar. Vamos fazer o levantamento e daremos assistência necessária para às famílias. A chuva sempre é bem vinda”, disse o prefeito informando que a cidade está na lista das que decretaram situação de emergência em situação da seca.

Há registro de chuvas nas cidades de Juazeirinho, Gurjão, Parari, São dos Cordeiros, Taperoá, Santa Luzia e Várzea.

Como em toda região Nordeste, moradores da cidade do interior da Paraíba acreditam que chuva no dia de São José, 19 de março, é  sinal de um inverno com precipitações acima da média. 

Em algumas cidades, é celebrada a missa em devoção ao santo. Foi o caso de Juazeirinho, na região do Cariri, que tem o santo como padroeiro da cidade. A celebração se repete há 100 anos.
Foto: Chuvas em Assunção
Créditos: Reprodução/Patrício Silva
Devotos de de toda a parte vão à missa. O administrador de empresas Dunga Júnior, que foi à igreja, destacou o simbolismo que a missa de São José tem para o homem do campo, que todos os anos aguarda com fé e expectativa por este dia tão especial. Lembrou que reza a tradição e a sabedoria popular que ao chover no Dia de São José é sinal de fartura. “A missa de São José em Juazeirinho é uma tradição que passa de pai para filho e que chega aos 100 anos, renovando a fé e a esperança dos caririzeiros”, disse.

Dunga Júnior disse que foi compartilhar com os fiéis a alegria de poder acompanhar as chuvas caídas nesta quarta-feira em Juazeirinho. Ele disse que nunca havia presenciado uma chuva tão intensa no Dia de São José como neste ano naquele município. “As bênçãos caídas do céu deram ao homem do campo a esperança que este ano teremos fartura na mesa do agricultor”, afirmou.

Hyldo Pereira - Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário