Seguidores

CONHEÇA CUBATI

Novo Brasão Municipal
Novo Brasão Municipal
Nova Bandeira Municipal
Nova Bandeira Municipal
Localizado na região do Seridó paraibano, o município de Cubati possui, aproximadamente, 7 mil habitantes, e destaca-se pela vocação no plantio de tomate, pela festa do Super Cross, no comércio e exploração de minérios industriais não metálicos (Feldspato, Quartzo, Bentonita e Granito).
A emancipação política do município estabeleceu-se, oficialmente, em 7 de maio de 1959, mas a primeira eleição ocorreu em 6 de julho do mesmo ano. 6 de julho, aliás, é a data em que a emancipação é comemorada pela população.
A fundação de Cubati, por meio da Vila Canoas, ocorreu em 13 de julho de 1910, quando o escravo alforriado Manoel Maria de Barros recebeu terras, onde hoje situa-se a cidade, de presente do senhor Joaquim Gurinhém, junto com a carta de alforria.
Manoel Maria de Barros, aproveitando a localização geográfica privilegiada, ergueu, junto com alguns moradores da localidade, um pequeno mercado, onde os tropeiros pudessem livremente realizar trocas e negócios diversos, bem como descansar antes de prosseguir viagens.
Décadas se passaram até que fosse construída uma capela em homenagem a São Severino Bispo, padroeiro do município. A partir daí, o povoado cresceu, atingindo o status de distrito e, finalmente, de cidade.
Área territorial: 137,2 km².
População: Aproximadamente 8 mil habitantes.

hino

Nenhum comentário:

Postar um comentário