ELENILSON LIMA E O ASSUNTO DA SEMANA (A NOVA LEI SECA)
Muito se discute a importância da lei seca. Mas o que vêm ser a lei seca? O que muda? Quais as consequências de ser pego dirigindo bêbado?
A lei seca foi instituída com o objetivo de minimizar os acidentes causados por motoristas embriagados. O consumo de bebidas alcoólicas é a principal causa de acidentes no Brasil.
Porém, não se pode obrigar a nenhum motorista a fazer o teste do bafómetro, pois em nosso país não se pode obrigar um suspeito a produz prova contra si próprio.
Em janeiro de 2013, foi prolongado a "tolerância zero" para o nível de álcool no sangue. Antes, era tolerável 0,6 grama de álcool por litro de sangue. Mas uma simples balinha de licor pode indiciar o motorista no teste do bafómetro, já que a a balinha contém uma pequena quantidade de álcool. Dai vem a polemica, como explicar tal fato. Autoridades afirmam que pode ser feito um novo teste apos o tempo de 15 minutos. Tal ação é suficiente para que o efeito da balinha passe.
Definitivamente a lei seca agora é mais rigorosa. O motorista corre o riso de pagar aproximadamente R$ 1.915,00 se for autuado dirigindo sobre o efeito de bebicas alcoólicas. Também, pode perder o direito de dirigir por 12 meses. Dados mostram que a nova lei seca já surgiu efeito. Segundo a Policia Rodoviária Federal da Paraíba ( PRF/PB), esse ano já foram atuados 345 motoristas por sinais de embriaguez. Ainda com base na PRF/ PB, durante o período carnavalesco 120 pessoas foram detidas e 22 foram parar na delegacia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário