Seguidores

domingo, 3 de agosto de 2014

9º BPM REALIZA FORMATURA DE NOVAS TURMAS DO PROERD

Uma solenidade bastante prestigiada, e realizada no auditório do INSS do município de Cuité-PB, marcou a tarde da última quarta-feira, 30. Na ocasião, o 9º Batalhão de Polícia Militar realizou a sua segunda solenidade de formatura dos estudantes que participaram do Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (Proerd) referente ao ano letivo de 2014. Desta vez participam do programa alunos de escolas municipais de Cuité. As escolas participantes do programa foram E.E.E.F. André Vidal de Negreiros (Cuité-PB) e E.M.E.F. Eliete Souza de Araújo Silva (Frei Martinho-PB).
O Comandante da Unidade, Major Afonso Antônio Galvão, participou da solenidade no município de Cuité, enquanto que a Aspirante PM, Renata, se fez presente e representou a Unidade Militar no evento que transcorreu na biblioteca municipal de Frei Martinho. Na ocasião os alunos fizeram o juramento tradicional e receberam os certificados de conclusão do curso.
Antes do término do evento houve, ainda, a distribuição de brindes e lanches aos formandos. Em entrevista concedida logo após o encerramento da formatura, o Comandante da Unidade destacou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pelos que fazem o PROERD em nosso estado. “Graças a ações como as do PROERD, muitas crianças não tem sequer a curiosidade de conhecer quaisquer tipos de drogas ilícitas. Os nossos militares: Claudino, C. Alberto, Leonardo e Guerra Júnior estão de parabéns por carregarem esta bandeira do combate às drogas e por fazerem este trabalho belíssimo junto às crianças”, corroborou o Comandante Major Galvão.
No próximo dia 8, às 19h, no município de Cuité, novas turmas do PROERD também terão a sua formatura. O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil; conta com três currículos:
1- PROERD para Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental,
2- PROERD para 4ª série/5º ano do ensino fundamental,
3- PROERD para Pais/Responsáveis.
O Programa possui como material didático o Livro do Estudante, o Livro dos Pais e o Manual do Instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e Policiais PROERD no desenvolvimento das lições.
O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.


Nenhum comentário:

Postar um comentário