Seguidores

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba Caprinocultura paraibana será modelo para criadores do Maranhão




Durante o segundo dia de visitas aos sítios produtivos de agricultores familiares que criam caprinos no Cariri Ocidental, técnicos e criadores do Maranhão se interessaram em adotar os métodos de trabalho da Paraíba para incrementar a caprinocultura.
Na terça-feira (27), um grupo esteve nos municípios de Zabelê e São Sebastião de Umbuzeiro, vendo como os criadores estão trabalhando diante da estiagem. Também participaram de um dia especial de discussão sobre caprinocultura leiteira no Sítio Serra do Fogo....


Caprinocultura paraibana será modelo para criadores do Maranhão

Durante o segundo dia de visitas aos sítios produtivos de agricultores familiares que criam caprinos no Cariri Ocidental, técnicos e criadores do Maranhão se interessaram em adotar os métodos de trabalho da Paraíba para incrementar a caprinocultura.

Na terça-feira (27), um grupo esteve nos municípios de Zabelê e São Sebastião de Umbuzeiro, vendo como os criadores estão trabalhando diante da estiagem. Também participaram de um dia especial de discussão sobre caprinocultura leiteira no Sítio Serra do Fogo.

O presidente da Agência Estadual de Pesquisa e Extenção Rural do Maranhão, Jorge Fortes, disse que a Paraíba é modelo na produção de leite de cabra e que os criadores do seu Estado poderão se espelhar nesse exemplo: “Viemos buscar experiências na caprinoculura de leite para adapta-las à realidade do Maranhão”, disse.

“Na Paraíba há uma capacidade muito grande de sobrevivência nas adversidades climásticas, como estão vivendo atualmente com a estiagem”, afirmou. Ele lembrou que no Maranhão as condições são melhores e por isso acredita que a caprinocultura leiteira vai se consolidar em pouco tempo.

“Nós tiramos uma grande lição da Paraíba, e temos certeza de que a parceria vai nos permitir a transferência de conhecimentos e exemplos de criadores que dão lição de como sobreviver em situação se falta de chuva como a que se verifica agora na Paraíba”, comentou Jorge Fortes.

Segundo ele, os criadores paraibanos, assessorados pela Emater, dão uma lição de perseverança de que é preciso acreditar na atividade, mesmo que as propriedades sejam de tamanho pequeno, como as que foram visitadas.

Outro ponto destacado foi o subsidio oferecido pelo Governo para aquisição da ração destinada aos animais, o que tem ajudado a manter o rebanho paraibano, como também a garantia da compra do leite.

O presidente da Emater, Geovanni Medeiros, e o diretor técnico, Erasmo Lucena, acompanharam o grupo durante as visitas às comunidades. “A Emater está criando condições para que outros agricultores familiares tomem conhecimento das ações que ajudem nas suas tividades”, disse.

O chefe de gabinete da Emater, Romero Bento, o coordendor regional da Emater em Serra Branca, Antonio Alberto, e extensionistas de toda a região participaram das visitas e da organização do ‘dia de campo’. Prefeitos municipais da região também compareceram aos eventos.

O assessor estadual da caprinocultura, Everaldo Cadena, informou que mesmo em face da estiagem, os visitantes estão conhecendo o trabalho e a dedicação de criadores em manter seu plantel, tudo com a participação de parceiros e contando com o apoio do governo estadual, que tem permitido a aquisição de ração com subsídio, apesar de muitos estarem recorrendo à macambira e ao chique-chique para alimentar os animais.

No sítio Serra do Fogo, o agricultor familiar Fernando Alves recepcionou o grupo, onde foi realizado o ‘dia de campo’ sobre caprinocultura de leite. Durante o evento foram comemorados os 15 anos de fundação da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Zabelê, com a entrega de prêmios a criadores e parceiros.

O grupo do Maranhão continuará até a sexta-feira (30) conhecendo o trabalho que a Emater realiza em favor da caprinocultura, principalmente no Cariri. Nesta quarta-feira (28), no sítio Serra do Fogo, será promovida a competição esportiva laço do bode, tradicional na região.
 · 

Nenhum comentário:

Postar um comentário