Seguidores

domingo, 28 de outubro de 2012

JOÃO PESSOA DA O PRESENTE DE LULA


LUCIANO CARTAXO É ELEITO PREFEITO DE JOÃO PESSOA.


Foto: Krystine Carneiro/G1


 

Petista foi eleito com 68,13% dos votos válidos.
Campanha contou com o apoio do prefeito Luciano Agra e de Lula.



Luciano Cartaxo (PT) foi eleito neste domingo (28) prefeito de João Pessoa. Ele venceu o candidato Cícero Lucena (PSDB) neste segundo turno. O resultado oficial foi confirmado às 18h20 com o fim da apuração. O candidato do PT teve 68,13% dos votos válidos (246.581 votos).

O candidato Cícero Lucena (PSDB) ficou em segundo lugar na eleição. Ele obteve 115.369 votos, o que corresponde a 31,87% dos votos válidos.

Com a vitória de Luciano Cartaxo o PT vai governar pela primeira vez a capital da Paraíba. Na campanha, ele contou com o apoio do prefeito Luciano Agra (sem partido) e com participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que inclusive esteve em um comício em João Pessoa.




No início da campanha Cartaxo não aparecia entre os favoritos à vitória. Na metade da disputa do primeiro turno ele passou a liderar as pesquisas de intenção de voto e acabou como o mais votado com 142.158 votos . Neste domingo ele aumentou sua votação em 104.423 votos.

Biografia
Luciano Cartaxo Pires de Sá nasceu em Sousa, no Sertão da Paraíba, e tem 48 anos. Formado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba, ele é casado e tem dois filhos. Atualmente exercendo o cargo de deputado estadual, Cartaxo iniciou sua carreira política em 1996 quando foi eleito vereador em João Pessoa.

Na Câmara Municipal conseguiu a reeleição por mais três mandatos, nas eleições de 2000, 2004 e 2008. Em 2006 concorreu como candidato a vice-governador de José Maranhão (PMDB), mas a chapa acabou sendo derrotada pela do então governador Cássio Cunha Lima (PSDB). No ano de 2009, Cássio e seu vice, José Lacerda Neto (PSD), tiveram os mandatos cassados e Maranhão e Cartaxo assumiram a administração estadual.

Em 2010, após um impasse entre PMDB e PT, Cartaxo deixou a chapa de Maranhão, que concorreu à reeleição, e se lançou como candidato a deputado estadual. Ele foi eleito com 24.296 votos.


Campanha
Luciano Cartaxo usou como trunfo na campanha o apoio do prefeito Luciano Agra e a facilidade que teria de firmar parcerias com o Governo Federal por ser do mesmo partido da presidente Dilma Rousseff.



A união com Agra também gerou ataques contra Luciano Cartaxo. Os adversários questionaram o fato do petista anteriormente ter feito oposição ao prefeito e usaram antigas denúncias feitas contra a Prefeitura para atingir o candidato. A relação entre Cartaxo e Agra também fez com que o candidato fosse acionado judicialmente pelos concorrentes sob a acusação de ter coagido funcionários públicos, após a  divulgação d um vídeo, ainda no primeiro turno, onde ele e o prefeito aparecem reunidos com agentes de saúde.

Na reta final do segundo turno, uma denúncia publicada na revista Época, sobre um suposto desvio de verbas federais por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), também foi usada por Cícero Lucena contra Cartaxo. Ele disse que ao chegar à Prefeitura todo e qualquer tipo de denúncia com relação a administração municipal será apurada.

Propostas 
Dentre as principais propostas do prefeito eleito está a criação do passe livre para os estudantes da rede municipal no transporte público; a ampliação da política de habitação da cidade com a construção de 13 mil casas; a criação do Banco Cidadão para beneficiar o microcrédito e as micro e pequenas empresas; implantar a coleta de lixo seletiva na cidade; descentralizar a administração municipal a partir da criação de subprefeituras; e cobrir 100% do município com médicos em todos os Postos de Saúde da Família. Luciano Cartaxo foi apoiado por PRB, PPS e PP.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário