Seguidores

quarta-feira, 8 de maio de 2013

SERIDÓ/CURIMATAÚ - Agricultoras de seis municípios podem tirar documentação gratuita


Mais de dois mil documentos deverão ser emitidos nos seis dias de mutirão na Paraíba, pelo Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Agricultoras de seis municípios paraibanos podem tirar documentaçãoA ação, que teve início na segunda-feira(06), segue até sábado(11), das 08:00h às 17:00h. O alvo do Programa são as mulheres do campo, mas homens e familiares também poderão participar.
“Este é o primeiro passo para o exercício da cidadania. Com a documentação, as mulheres podem acessar diferentes políticas públicas, tais como os direitos à cidadania, aposentadoria e auxílio maternidade, e, também, às políticas que auxiliam suas atividades produtivas no meio rural”, explica a diretora de Políticas para Mulheres Rurais (DPMR/MDA), Karla Hora.
Os municípios que ainda receberão os mutirões são Cuité (07/05), Barra de Santa Rosa (08/05), Nova Palmeira (09/05), Nova Floresta (10/05) e Algodão de Jandaíra (11/05). As interessadas podem providenciar identidade, CPF, carteira de trabalho, certidão de nascimento (1ª e 2ª vias), além de contar com atendimento do INSS e da Defensoria, para regularizar, por exemplo, união estável de agricultores familiares.
Mutirões na Paraíba
De 2004 a 2012, o PNDTR já atendeu mais de 125 mil mulheres na Paraíba. Nesse mesmo período, foram 232.764 documentos emitidos, em 460 mutirões. Em março deste ano, quase cinco mil mulheres se beneficiaram com o Programa do MDA, em 18 municípios.
A delegada federal do MDA no estado, Giucélia de Figueiredo, reforça a importância do Programa para as trabalhadoras paraibanas. “O nosso estado é extremamente pobre. A realização dos mutirões de documentação proporciona a inclusão social e o acesso aos programas sociais do governo federal. É uma iniciativa que proporciona, acima de tudo, cidadania à mulher rural.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário